Combustíveis

Semana para ser Esquecida!

28/04/2020

A semana de 20 a 24/04/2020 jamais será esquecida para todos os operadores do mercado de petróleo, etanol e energia do mundo. Foi inédita, por que o preço do petróleo foi negociado a 40 dólares negativos por barril. Nunca uma situação dessas havia sido vista.

Trazendo isso para nosso mercado, vimos usinas e traders em desespero para medir o dano que isso pode causar na formação de preços do etanol, e mais, nas reais chances de escoamento do produto que deverá ser vendido abaixo do custo de produção, caso o preço do petróleo não se recupere imediatamente. E sabemos que isso será meio impossível no curto prazo.

As restrições a movimentações e isolamento social atingiram em cheio o consumo dessa que é a maior commoditie do mercado internacional, que apesar das várias tentativas de acordo da OPEP para reduzir oferta do produto, não conseguiram surtir efeito e segurar o preço em níveis minimamente toleráveis aos produtores de derivados de energia.

Os preços de gasolina devem continuar a cair nas bombas, o que também deve estimular mais baixas nos preços de Etanol, causando assim uma ciranda negativa que pode até levar a um colapso de alguns produtores.

Notícias de que o governo estuda medidas para possível ajuda a produtores de Etanol para estocagem do produto, tentando conter a oferta e a queda ainda mais bruta do preço, parece ser a única informação que dá algum alento a esse mercado.

Publicado em 28 de Abril de 2020

Facebook Twitter Linkedin WhatsApp
Voltar