Combustíveis
A difícil missão de reconstruir o mercado de combustíveis
13/07/2020
O petróleo Brent tem conseguido se manter acima dos US$ 40,00 por barril. Essa recuperação se deu em linha com a abertura econômica principalmente dos países europeus e dos USA.
Destaque importante para as exportações de etanol, que se aproveitou do dólar alto e acumulou mais de 2 bilhões de litros nos últimos 12 meses.
No mercado interno o Etanol tem se mantido com preços estáveis, apesar do período de maior oferta do ano.
Essa estabilidade se dá principalmente por que a oferta anda em compasso com a demanda, por conta da paridade do etanol em relação ao açúcar, e o mix de produção das usinas, que neste momento favorece em muito o açúcar.
Ao passo que os estados brasileiros forem diminuindo as restrições nas atividades da sociedade, o consumo interno de combustíveis deve melhorar, trazendo de volta essa demanda retraída de etanol que já nos aplicou 22% de queda em relação a igual período do ano passado.
Se isto realmente acontecer, e os preços de açúcar em NY se mantiverem perto dos 12 centavos de dólar por libra-peso, podemos ver algumas usinas aumentando o mix de etanol, apostando em maiores vendas no final de ano.
Publicado em 13 de Julho de 2020