Açúcar
Os efeitos do clima seco
26/08/2021
Mercado futuro de NY tem cotado o açúcar entre 19 e 20 centavos por libra peso para o vencimento mais curto.
Os números de safra apresentados pela ÚNICA no boletim que apura a evolução até o dia 16-08-2021, corroboram as previsões de uma grande quebra na moagem e produção de açúcar.
Para se ter uma ideia até do dia 16-08-21, a moagem em relação ao mesmo período de 2020 está 6,70% menor, e a produção de açúcar 7,50% menor no mesmo período.
Apesar de bastante difundida a informação da quebra na moagem por conta do clima, um ponto ainda precisa dia a dia ser esclarecido: o spread out/mar, que tem ficado acima de 60 pontos, o que estranhamente nos dá a sensação de que os traders não querem açúcar para entrega física no curtíssimo prazo.
No mercado interno, as vendas estão aquecidas principalmente por conta de os clientes estarem fazendo algumas compras para se protegerem, pelo menos um pouco de uma Esalq que já chega a R$ 135,00 por saco.
Poucas ofertas são vistas no mercado interno, e essas poucas sempre trabalhando com preços bastante acima desse patamar de Esalq.
A seca desse inverno, super rigorosa, vai ter um grande impacto na quantidade de cana e moagem para o próximo ciclo, com o agravante de atrasar o início da safra 22/23.
Preços firmes são esperados por um bom tempo.
Publicado em 26 de Agosto de 2021