Açúcar

Aumento na produção para 22/23

14/02/2023

O mercado de açúcar tem tido frequentes altas nos preços em NY, por conta de informações sobre problemas em alguns importantes países produtores, a destacar a Índia.

O preço para a tela de NY com vencimento em 28-02-23, tem operado acima de 21,00 centavos de dólar por libra peso desde o final de janeiro/23. Isso mantem os preços do mercado interno acima de R$ 130,00 no fim desta entressafra.

Os números de produção de açúcar da safra 21/22 chegaram a 33.500 milhões de toneladas no Centro Sul, um aumento de 4,50% em relação à safra passada.

Desempenho das últimas semanas de produção e um aumento no mix favorável ao açúcar fizeram que essa quantidade fosse positiva em relação ao ciclo anterior.

As exportações de açúcar brasileiro estão muito superiores ao ciclo anterior, fato que mantem o mercado interno com equilíbrio de oferta, mesmo com a produção maior.

Já para o ciclo de produção 22/23, espera-se aumento significativo na produção de açúcar, primeiro por que teremos maior oferta de cana e, segundo por que as unidades produtoras devem focar os seus esforços de início de safra no mix maior para o açúcar, dado a falta de clareza sobre o potencial de arbitragem do etanol.

Algumas casas preveem aumento de 8 a 10% na produção de açúcar na safra 22/23 do Centro Sul. Com oferta um pouco maior nesta safra, bom observarmos alguns fatores:
 

- Valor do dólar - caso nossa situação fiscal se agrave, a moeda brasileira pode se desvalorizar, fazendo com que a arbitragem se valorize.

- Demanda de exportação – se realmente países importantes tiverem problemas na safra, boa parte de incremento de volume de produção do Brasil, pode ir para suprir a falta de outros produtores.

- Crescimento da economia do Brasil – se realmente formos crescer a taxa esperada, o mercado interno pode não ajudar muito com incremento de demanda.

 

Publicado em 14 de Fevereiro de 2023

Facebook Twitter Linkedin WhatsApp
Voltar